quinta-feira, 4 de setembro de 2008

O Iglo nos Caminhos de Santiago | Etapa 0

Mais um ano, mais uma peregrinação do Iglo!

E indo até terras de nostros hermanos peregrinar até ficava mal não aproveitar as nossas festas minhotas, bem mais ali à mão. Foi por isso que decidimos, impelidos pelo espírito do comboio do ano passado e, mais concretamente, pelo convite da Luísa, começar a nossa peregrinação pelas festas da Senhora da Agonia, em Viana do Castelo.

E em agonia ficou o Nando, que depois de levar com as gaijas mais de um mês seguido a discutir fatiotas e penteados pó casório, ainda teve que levar com uma dose de tereré vezes seis... dá pa ser 28,5?... com boli é mais caro...

Depois disso e de mais umas comprecas demos por encerrada a nossa participação na romaria e romamos a casa pó jantar, onde se cantaram os parabéns à Luísa e à Joana em terras de Domingues.



A primeira noite prometia já ser uma preparação pó caminho, com colchões que faziam brrrr e sensores de movimento... brrrr, acorda, pisca-pisca, acorda... afinal tavamos de férias, pa que é que era preciso dormir bem?
























Na manhã seguinte, depois do melhor pequeno-almoço que alguma vez tomamos!, arrancamos de Viana para Santiago, uns, outros a apontar directamente para A Coruña... e sem esperarmos por alguém... ups! Alguém ficou ressabiado e espumante de raiva! Mas como nada acontece por acaso, o ressabiado acabou por perceber que ficou para trás por uma boa razão... ou não...

A viagem até A Coruña foi épica... seis horas de viagem porque o tomtom com indicações em espanhol que tinhamos arranjado afinal ainda percebia menos da poda do que nós! A vontade de dormir e o stress foram-se acumulando e... i want my xixi here hore!... o que, se não corresponde bem, bem ao que a gaija que se saiu com esta queria dizer, não deixa de ter a sua piada...



Na chegada ao hostal houve quem corresse pós baños, houve quem quisesse correr pá porta... a moral era baixa nas tropas e para a animar fomos conhecer a bela cidade de A Coruña, comer gelados e procurar os banhos de mar... infelizmente estes últimos estavam já com uma, digamos, concorrência de peso, à qual nós bem tentamos fazer frente, mas não fomos lá das pernas... e de outras partes do corpo também não...







No regresso ao hostal já havia quem quisesse compensar o desinvestimento com um boneco xacobeo, ou até mesmo, loucura das loucuras, um naperon! E nem o abrenúncio de bolhas pó caminho demovia quem achava que tinha sido vítima de crime de lesa porta-moedas. Valeu-nos a chegada do igloeiro pródigo... aquele que não queria este ano fazer caminho, mas que descobriu que as férias num super 5 podem ser fantásticas, mas num iglo quentinho são impacábeis!

Diga-se que a sua chegada não foi saudada com o entusiasmo que ele com certeza esperava... tudo culpa do ressabiado mor que tinha sido deixado sozinho na estação de comboios e que resolveu dar troco... mas passado o estrabucho inicial percebemos rapidamente que iamos conseguir fazer com que o igloeiro pródigo dormisse à borla no nosso hostal da pinta e fizemos as pazes com o karma e o boneco do xacobeo!
A cidade da A Coruña é moderna, organizada, e tem obras na via pública das 23h às 4h da manhã... com perfuradora! Afinal os tampões pós ouvidos dão jeito para mais do que impedir os ressonadores de serviço de se esticarem...

Ainda não tinha amanhecido e já nós estavamos na estação de comboios, prontos para chegar a Ferrol, local onde ia começar o nosso caminho Inglês de Santiago... e a nossa 1ª Etapa!

... and now in english
The iglo went to agonize in Viana do Castelo, très triste et sofri… and left for A Coruña to pee, and if we had this none of it had happened, and to start for Ferrol the next morning, night, dawn… whatever…

2 comentários:

cláudia disse...

ei...a música é "Lets leave our pipi,Lets leave our xixi,here or here or." e ainda á coreografia...

Sandra disse...

Ai, ui..igloeiros!! tsst! nem comento... ainda tenho algumas duvidas qto ao xacobeo, se ´não teria dado melhor karma ao inves d agourar, mas ok..o outro dormiu d graça, ja m sinto mais vingada..pelos 15 euros do pardieiro..