segunda-feira, 17 de setembro de 2007

os Pauliteiros de Santiago | dias 7 e 8 - ai que bom!!!

Etapa 7 | Monte do Gozo a Santiago de Compostela


Depois de tantos dias a carregar as nossas mochilas às costas sentimos um certo apego às ditas, um certo carinho, uma ternura que fazia com que não nos sentíssemos confortáveis ao separarmo-nos delas… vai daí decidimos levá-las de volta a Santiago para um dia de passeio… ou isso ou o facto de estarmos de abalada do Monte do Gozo… mas eu acho que foi mais a primeira…

Ainda antes de deixarmos o monte onde afinal não tínhamos gozado assim tanto fomos visitar a emblemática estátua do peregrino… onde algumas pessoas aproveitaram a ocasião pra tentar então gozar um bocadito… e o mural comemorativo da visita de João Paulo II: quem vem do caminho francês passa por aqui e eram muitos os peregrinos com que nos cruzávamos que ainda estavam a andar pra Santiago… deu uma certa nostalgia… quer dizer, a bem da verdade, verdadinha o que deu foi um ufff! ainda bem que não sou eu a ir agora a pé… mas fica mais bonita a primeira, né?

Tínhamos que deixar o albergue até às 10h… e como pontuais que somos aparecemos às 10h30, o que fez com que senhora da limpeza nos deitasse aquele olhar que traduzido em palavras dá qualquer coisa como portugueses… afinal tínhamos ido rezar á capela e estávamos tão compenetrados que não demos por ela do tempo passar tão rápido e tal…

A primeira paragem em Santiago foi no seminário menor para alojamento… e deixar as mochilas, que o nosso carinho por elas afinal não chegava a tanto! Depois fomos ver as vistas, fazer umas compritas e acima de tudo cumprir mais uma tradição… já estão a pensar que fomos ver o santo e dar as turras e tal, né?... pois fiquem desde já sabendo que, primeiro, as turras agora estão banidas (a razão pela qual perduraram tanto tempo é pra mim um mistério!), e, segundo, as tradições que seguimos neste caminho de Santiago são… dou-lhe uma, são… dou-lhe duas, são… dou-lhe três, isso mesmo: gastronómicas! Fomos almoçar ao Manolo, um restaurante que inicialmente era só para peregrinos e onde servem primeiro prato, segundo prato, pão, água e sobremesa, tudo pela módica quantia de 8€… e se julgam que por este preço os pratos não podem ser assim tão grandes, tirem daí o sentido… a conselho do Artur, que é o homem das tradições do caminho, escolhemos todos o mesmo 2º prato: churrasco… só digo, houve até quem chorasse por não conseguir comer a costeletinha(tona) toda!

A tarde deu ainda para um café num local especial: o Centro Galego de Arte Contemporânea. Depois disso veio o primeiro momento “Auld lang syne” pois o nosso guia espiritual e uma pauliteira das verdadeiras (a Daniela) iam deixar-nos… fomos até à central de camionetas desejar-lhes um bom regresso ao Porto e ficámos a acenar à camioneta ao vê-la ir, ir, ir…

Dois pauliteiros mais pobres depois, era altura de voltarmos à civilização do centro de Santiago e ir ver o que a cidade de melhor tem para oferecer: espectáculos de rua (ao gorro, pois passa sempre um no fim do espectáculo) com malabaristas, contorcionistas e palhaços em geral…sempre com muito amor!!! Ah, e não esquecer a exposição do Senhor dos Anéis, com objectos e fatos do filme, que alguns fizeram questão de ir ver e que alguém fez questão de ciceronar até à exaustão… por altura do fecho da exposição já era mais do que hora de jantar… infelizmente o churrasco do Manolo provou ser tão grande quanto difícil de digerir e mesmo àquela hora a fome era pouca… até houve quem, em desespero de causa, sugerisse uma salada… mas acabamos por ir até ao kebab (que era uma das tradições gastronómicas que nos faltava cumprir… ou isso ou o burger king…) mostrar que pauliteiro que é pauliteiro aguenta e não chora!

Aguenta mesmo! Porque no dia seguinte, domingo, dia da nossa despedida de Santiago, acabámos de novo a almoçar no Manolo!!!

De manhã fomos à missa (aqui vou só abrir mais um parêntesis para referir que o pequeno-almoço foi também para cumprir uma tradição, desta vez dos verdadeiros… é o que dá juntar gente com vários caminhos de Santiago já percorridos e muuuuuuito tradicionalista: se não nos pomos a pau qualquer dia precisamos de uma semana em Santiago só para cumprirmos as tradições gastronómicas!), magnificamente cantada por um coro de pequenos cantores de Filadélfia, onde era suposto encontrar-mos os pais da Isabel, que vinham buscá-la… mas afinal havia outros… pais, mães, namorados, irmãs… em suma, toda a família! E já que este pessoal tinha vindo de propósito para nos buscar pensámos que seria simpático levá-los a almoçar ao local onde tão bem tínhamos sido servidos no dia anterior… escusado será dizer que nenhum dos pauliteiros pediu churrasco!

Almoço de domingo e tal… estava a fazer-se hora de ir para casa… na despedida de Santiago ainda houve tempo para caminhar pelas ruas e entoar:

♪ O senhor é nossa alegria!

Aleluia! ♫

… já sei que ouviram a musiquinha aqui no site… mas não se compara; não, não se compara… nem se compreende… era preciso terem estado lá!

♫ Ele nos dá o seu Amor

Aleluia! ♪

3 comentários:

Unknown disse...

a inveja k voces me causam e indiscritivel :( adorei mais uma vez.. mas agora k terminou este caminho..o k se segue??? tenho pena d aki no escritorio n ter som...nunca consegui ouvir vossas musicas.... :'(

bjs p tds....

uiulala disse...

Aviso à navegação: este é um momento lamecha!!!
... eu quero agradecer a todos os pauliteiros que fizeram este caminho comigo... muito, muito obrigada! por tudo o que me deram e por tudo o que de mim quiseram receber...
pronto, é só, que a minha lamechice não dá pra mais...

cláudia disse...

eu é só pa dizer...que quando nos resolvermos chatiar...devemos ler este blog, quando estivermos desaminados, quando acharmos que estamos sozinhos, sim devemos ler este blog... se estiverem doentes...vão mas é pa cama e a Farmácia.

eu cá acho que ainda tenho pa receber..por isso não agradeço já nada a ninguém