sábado, 8 de setembro de 2007

os Pauliteiros de Santiago | dia 5 - ai tudo!!!

Etapa 5 | Caldas de Reis a Padrón


Caminho de Santiago by night já experimentaram? Então provem e depois digam-nos alguma coisa…



Aproveitando o embalo que ninguém estava dormir e não, lá nos pusemos a pé às 4 da matina… isto porque o albergue de Padrón é muito bonito, mas tem poucas camas e, como já perceberam, 1º - o alojamento dá-se pela ordem de chegada das mochilas à fila… 2º - nós tínhamos, vá-se lá saber porquê, uma certa tendência para nos deixarmos ultrapassar… (notem bem: nós não éramos ultrapassados… deixávamos era que nos ultrapassassem, o que é diferente!) De maneira que nesse dia, madrugando e aproveitando o facto de estarmos já em Caldas de Reis estávamos convictos que íamos ser dos primeiros a chegar ao albergue! E a coisa correu bem mesmo: saímos às 5h e tal e às 10h da manhã já estávamos lá!

Claro que sabíamos que pelo caminho íamos ter que enfrentar o grupo do Frango, das escuteiras e do Pai do Filho… que invariavelmente eram os primeiros a chegar a qualquer albergue… mas desta vez nós estávamos preparados para eles! Ainda a lua pairava no céu e já nós fazíamos uma paragem técnica… foi quando vimos umas luzinhas a aproximarem-se de nós a passos largos… logo dois pauliteiros se apressaram a esconder-se na sombra, enquanto os restantes atraíam a trupe escutista até ao local onde eles permaneciam ocultos. A cena que se seguiu é difícil de pôr em palavras: vamos só dizer que o Pai do Filho e uma escuteira tiveram a infelicidade de estar à frente do pelotão… e que o grito que deram acordou as trevas!... mais o Pai do Filho, do que a escuteira, pra dizer a verdade!... depois o Pai do Filho ainda veio com a história de que vinham a falar de lobos e tal e coisa e coisa e tal e foi por isso que se assustaram… ah… tá bem… como uma sábia e perspicaz pauliteira disse: “aquilo foi um bocado gay…”


Assim que começou a amanhecer pudemos apreciar talvez o mais b
elo troço do caminho: sempre por dentro da floresta, por trilhos apertados, ocasionalmente vendo o céu por entre a copa das árvores… pena que não durou sempre…A chegada a Padrón revelou que estávamos bem posicionados na fila: só o grupo do Frango e das escuteiras se tinha adiantado à gente… já lá estavam eles acampados em frente ao albergue, à espera que este abrisse, alguns mesmo a dormir nas respectivas colchonetes e respectivos sacos cama… isto assim não era grande caminho, achámos nós… Caloiros como éramos nesta matutina espera nem sabíamos bem o que fazer com tanto tempo livre: vai daí tiramos a viola do saco e começamos a dar espectáculo! Desta vez não só cantámos, como ainda encenamos o encontro matinal de primeiro grau (mais o respectivo urro tenebroso…) e oferecemos, totalmente grátis, o primeiro serviço noticioso da manhã… foram belos momentos de inspiração…


… inspiração que não faltou a quem foi comprar o almoço… já comeram massa com carne picada? E carne picada com massa também já? Então provem e d
epois digam-nos alguma coisa… e pra ajudar a empurrar a massa… uma melancia de 7kg! (tendo em conta que éramos 8 pessoas e que uma delas não gosta de melancia… é só fazer a conta…)… valeram-nos outra vez o casal espanhol e os seus dois filhos (o Noel, que tinha feito anos há 2 dias, tão lembrados?) pra dar um desbaste na guarnição e na sobremesa…


Depois disso foi hora de descanso, que o caminho já começava a pesar… particularmente nas pálpebras… seguida de uma inspecção pelas redondezas para escolher o local do vespertino repasto… Ora acontece que a trupe escutista não ficou lá muito satisfeita com a recepção que lhes tínhamos feito na madrugada… vai daí decidiu vingar-se pegando nos nossos sacos cama e colocando-os nas traves do tecto…...felizmente uma pauliteira particularmente arguta ficou para trás na incursão da tarde e desvendou o mistério dos sacos cama desaparecidos (há teorias que dizem que tudo se deveu simplesmente ao fato da pauliteira em questão ser neutra… é verdade… mas também é preciso um certo olho pra estas coisas, e é preciso dar crédito à pauliteira que, como já todos tínhamos aprendido por essa altura, ficou a dormir com um olho aberto e outro fechado!). Ao jantar fomos cumprir mais uma das tradições do Artur: tapas num restaurante caseiro, com uma cozinheira muito simpática, que no fim nos ofereceu um licor de ervas que marchou logo ao som de uma “IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIImaculada…”
De volta à base, achámos que devíamos
estender a bandeira branca aos nossos companheiros escutas de caminho. E por isso convidámo-los para participarem na nossa oração da noite. Já mencionámos que levávamos um guia espiritual no nosso caminho? Pois o dito guia era alto e branco… e todas as noites agradecia ao senhor por nos ter conhecido (vá-se lá saber porquê…)… O nosso guia preparou uma oração a preceito, com palavras inspiradas e inspiradoras… no final da oração havia já alguns escuteiros que demonstravam algum remorso… concretamente pelo quê vir-se-ia a descobrir muito pouco tempo depois… enormes calhaus tinham sido cuidadosamente embrulhados em plástico e estrategicamente colocados nas mochilas de alguns de nós…
E um criativo? Já tínhamos mencionado que levávamos um criativo no grupo? Pois é… os pedregulhos foram a gota que fez transbordar o copo…


...graças à mente requintada do nosso criativo de serviço os pauliteiros armaram um estendal que incluía qualquer peça de roupa que pudesse ter sido descuidadamente deixada à mão de semear… e que foi acabar a noite pendurada na cozinha do albergue!
Para completar o cenário, os próprios escuteiros foram suavemente
untados com pasta de dentes na cara e cabelo… e apesar dos protestos (poucos) de alguns, o facto é que todos se voltaram para o lado e tornaram a adormecer, sem sequer se levantarem para tirar a pasta da cara ou para tentarem impedir o estendal de crescer a olhos vistos…


…tal como já tínhamos achado antes, estes escuteiros andavam muito, mas não faziam grande caminho…

PS – o resumo desta etapa é especialmente dedicado ao Miguel, que faz anos hoje (7 de Setembro). Parabéinns!


International Posted in: Ocna Sibiului Roménia - numa madrugada como muitas outras e tal...
hora Local:02:35

3 comentários:

uiulala disse...

Parabéinns é parabéns em romeno, é?

cláudia disse...

Eu só tenho duas coisinhas a dizer:
- tenham medo do olhar estendal
- eu depois disto sou aprendiz de escuteira (amigos dá jeito, dá...)

Júlio Pereira disse...

qual olhar estendal?! Alguém me pode explicar?! :D
Artur sabes alguma coisa a esse respeito?? ehehehe